sexta-feira, 2 de novembro de 2012

BENEFÍCIOS DAS FIBRAS



De origem vegetal, as fibras são encontradas em todos os alimentos do grupo dos carboidratos. Como não são digeridas pelas enzimas, chegam ao intestino íntegras. Podem ser de dois tipo: solúveis ou insolúveis. As solúveis têm a capacidade de absorver água, aumentam o poder de saciedade, diminuem a absorção de açúcares (glicose) e reduzem o colesterol do sangue (do tipo LDL).

Já as fibras insolúveis não têm grande capacidade de se ligar à água e são eliminadas praticamente intactas. Suas principais ações fisiológicas são aumentar o bolo fecal, auxiliar no trânsito intestinal, favorecendo a evacuação, e reduzir a absorção intestinal do açúcar.

As principais fontes de fibras insolúveis são as verduras, legumes, feijões, aveia, farelo de arroz e frutas, como goiaba, abacaxi, morango, entre outras. Boas fontes de fibra solúvel são os cereais integrais, como arroz, granola, trigo, pão integral, verduras com casca, maçã e frutas com sementes oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas).

Mas os benefícios das fibras não acabam por aí. Alguns estudos comprovam que as fibras auxiliam na proteção do organismo contra as doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, câncer de intestino e de mama, constipação (intestino preso) e outros distúrbios do aparelho gastrointestinal. 


Andréa Galante
colunista da Folha Online
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário